Natação

Natação

Natação em Curitiba

A natação uma das atividades físicas mais completas já conhecida, pois durante a prática deste esporte movimentamos quase todos os musculos do nosso corpo, além da vantagem de não possuir impacto. Ela proporciona ganhos de força, potência, velocidade, agilidade, coordenação motora e melhoria da condição fisiológica geral de seu organismo.

A academia AcquaFitness proporcioa um treinamento personalisado levando  em consideração o histórico do aluno, se ele já foi nadador, se busca a natação para competição, recreação ou melhoria dos níveis de saúde e se possui lesões ou condições que comprometam a execução do exercício.

Portanto, ao pensar em natação, não se veja treinando exaustivamente durante horas em uma piscina, mas sim se divertindo e adquirindo o beneficio por você estipulado.

Perder o medo de entrar na água com a natação

O medo de água, ou aquafobia, é o medo indevido ou irracional da água. Esse medo pode ser um medo de afogamento ou pessoas que não tiveram contato com a água e não sabem como lidar com a suas propriedades. Esses medos podem ser desenvolvidos por:

  • Incidentes traumáticos: situações que levaram a pessoas a criar raízes para esse medo. Um afogamento, um acidente com barco, um empurrão na piscina ou lago, enfim. Essas raízes podem ganhar força com situações vividas por pessoas próximas, que tenham se afogado ou até vindo a óbito em meio líquido. Filmes que envolvam acidentes ou afogamentos podem reforçar esses medos.
  • Acesso à água: a dificuldade de acesso a piscinas, banheiras, praias podem levar algumas pessoas a desenvolver tal medo.
  • Medo dos pais: os pais, avós ou cuidadores desenvolvem medo nos filhos através de advertências excessivas sobre os riscos de entrar ou se aproximar da água. 

Cada medo é diferente e precisamos tratá-los de formas adequadas. O medo da água é preciso iniciar respeitando seus limites, dialogar a respeito da insegurança e dar continuidade da forma que se sinta confortável para continuar.

Entender o aluno, explicar seus limites e encorajar a se superar suas dificuldades, sempre amparado pela segurança do professor para o mesmo. Repare que ambas as abordagens têm um ponto em comum: o diálogo.

Aprendendo a nadar: RESPIRAÇÃO, EQUILÍBRIO E PROPULSÃO. 

Benefícios da Natação

Treinamento Cardiovascular

Ao contrário do que muitos pensam. A natação é um excelente esporte para se criar vínculos. Mesmo que se nade sozinho, ela gera interação durante as aulas, especialmente crianças, que tendem a ser mais desenvolvidas na adaptação.

Você medita na água. Isso meso, sua mente vive o momento presente. Durante uma aula de natação, você vai se concentrar apenas nos movimentos que realiza. Estará focado somente nesse momento e será impossível se lembrar dos problemas cotidianos. Digamos que funciona como uma meditação em movimento.
Quando se está na água, a microcirculação é ativada pela pressão que a água exerce sobre o corpo, promovendo uma sensação de relaxamento ao final do treino. Por esses motivos, nadar pode ser considerado uma atividade anti-estresse.

Em uma aula de natação, a intensidade pode variar de moderada a vigorosa e os exercícios são feitos de forma intervalada. Isto é, nadando uma determinada metragem e parando para recuperar.

Para quem tem um nível de condicionamento mais alto, é possível realizar uma aula no protocolo de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (o famoso HIIT). Para quem ainda está começando ou está parado há um tempo, o HIIT não é recomendado e nem necessário. Pois, para essas pessoas, o exercício moderado já oferece uma carga de trabalho suficiente para melhorar o nível de condicionamento físico.

Benefícios - Para nadadores de todas as idades

Para a saúde:

Do ponto de vista músculo-esquelético:

Para a saúde dos alérgicos:

Especialmente as crianças, reduzindo crises e internações ao amenizar os sintomas dos problemas respiratórios, como rinite, sinusite, bronquite e asma.

Esse efeito de proteção, que é bastante benéfico, se dá por conta da umidade na superfície da água, fazendo com que durante a natação, o ar seja inalado não ressecando as vias aéreas, resultando na redução da perda de água durante a respiração, o que possivelmente diminui a osmolaridade do muco dentro das vias aéreas.

Afogamento - Algumas Causas. Como prevenir?

Dados levantados pela Secretária de Saúde do Paulista apontaram para 931 mortes por afogamento no ano de 2010. Isto é, apenas no estado de São Paulo. Diante de dados tão alarmantes, devemos agir. A fim de evitar que as estatísticas cresçam ainda mais, precisamos discutir como prevenir que demais afogamentos ocorram.

Por esse motivo, ensinar habilidades básicas de sobrevivência, incluir atividades de nado utilizando roupas e sapatos e deixar de usar os óculos de natação algumas vezes são atitudes que fazem parte de um programa com direcionamento para a prevenção de afogamentos.

3 fatores que contribuem para o afogamento infantil:

  1. Ausência de adulto responsável;
  2. Desconhecimento do ambiente;
  3. Ausência de colete salva vidas.
Se você é professor de natação ou proprietário de academia, é muito importante que suas aulas contemplem atividades de segurança e sobrevivência aquática. A rede de licenciados da Metodologia Gustavo Borges inclui tais atividades regularmente em suas aulas. Conheça um pouco mais sobre o nosso método.

Natação em Curitiba

Um programa regular de natação na escola, funcionando como atividade complementar, pode oferecer muitas vantagens tanto para a escola quanto para os alunos.
Muitas crianças gostariam de praticar natação e perdem essa oportunidade por falta de acesso a uma piscina, por impossibilidade dos pais de conciliarem horários nas agendas de trabalho, ou até mesmo por não existirem programas de natação bem estruturados na região onde moram. Aqui na Acqua Fitness você pode incentivar o seu filho com o método Gustavo Borges!

Natação, por ser uma atividade aeróbica, promove a liberação de endorfina, hormônio relacionado ao aumento do bem-estar, disposição, concentração e aumento da resistência imunológica.
Um exercício bem executado é capaz de potencializar significativamente a quantidade de endorfina liberada. Entretanto, os seus benefícios são mais sentidos quando existe regularidade e eficácia na prática de exercícios. Um programa de aulas bem estruturado é capaz de despertar o interesse e manter alta a motivação do adolescente.

A fim de solucionar esse problema e promover bem-estar e qualidade de vida aos seus alunos, a escola pode incluir a natação no seu dia a dia. Promover exercícios, ensino dos nados, esportes aquáticos, que possuam a natação como requisito para prática, pode ser uma alternativa. Além do mais, prepará-los para estar em uma piscina, por segurança, é importante, uma vez que lagos, represas e praias são locais comuns de lazer em todas as regiões do Brasil.

FALE CONOSCO

Atendimento rápido e personalizado.
A Academia Acqua Fitness surgiu com o objetivo de trazer saúde e bem estar para os seus clientes. Em 2014 iniciamos a nossa jornada e estamos ainda hoje cumprindo com o nosso propósito.

Nosso Endereço:

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 06:00 às 22:00 h;
Sábado: 08:00 às 12:00 h.

A Academia Acqua Fitness surgiu com o objetivo de trazer saúde e bem estar para os seus clientes. Em 2014 iniciamos a nossa jornada e estamos ainda hoje cumprindo com o nosso propósito.

Nosso Endereço:

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 06:00 às 22:00 h;
Sábado: 08:00 às 12:00 h.

A Academia Acqua Fitness surgiu com o objetivo de trazer saúde e bem estar para os seus clientes. Em 2014 iniciamos a nossa jornada e estamos ainda hoje cumprindo com o nosso propósito.

Entre em Contato:

Nosso Endereço:

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 06:00 às 22:00 h;
Sábado: 08:00 às 12:00 h.

Siga-nos:

ACQUA FITNESS · 2020 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketNet