Natação Infantil

Natação Infantil

Natação Infantil em Curitiba

O ambiente aquático nos oferece inúmeras formas de atividades e modalidades. A natação é uma delas. Quando nos referimos a natação infantil nos dirigimos a uma faixa etária que vai dos 6 meses aos 13 anos idade. Idades distantes, mas com objetivos muito parecidos dentro da modalidade: a SEGURANÇA, a SAÚDE, o aprender a NADAR e porque não a DIVERSÃO.

A Água é um brinquedo natural riquíssimo, que nas possibilidades um leque enorme de possibilidades. A Água proporciona uma variedade gigante de movimentos e adaptações. Afinal de contas, todo movimento é único e especial.

Todos nós temos dificuldades ou somos muito bons em alguma coisa. Uns são altos outros baixos, uns escrevem com a mão direita outros com a esquerda, uns correm rápidos, outros saltam baixo, portanto, dizemos sem sombra de duvidadas que a Água é para todos.

Assim como para qualquer praticante do esporte, a natação vai ajudar na tonicidade muscular, na capacidade cardiorrespiratório, na coordenação motora, no desenvolvimento psicomotor, melhorar a qualidade de vida bem como o convívio social, e quando falamos em crianças acrescentamos a DIVERSÃO.

Muitos perguntam por que crianças gostam tanto de natação e eu lhes digo: – Simples! A Água. Poder virar um avião, abrir os braços e voar; ser um pirata em alto mar e tentar capturar um tubarão; ser um mergulhador à procura dos peixes coloridos; ou simplesmente virar uma sereia; é a sensação mais maravilhosa que possa existir para qualquer criança. A Água possibilita adaptações aos movimentos padrões da Natação (crawl, costas, peito, borboleta) utilizando mudanças simples e criativas, podemos fazer com que qualquer pessoa, de qualquer idade, possa aprender a nadar e o mais legal, se divertir na água.

A natação infantil é sem sombra de dúvidas uma das modalidades mais completas em todos os sentidos, faz diferença no crescimento e no desenvolvimento, um aprendizado para a vida toda!

E ai!!! Vamos para a Diversão?

Natação para Bebês

Apesar de ensinar as crianças a nadar, a natação não se limita a isso. Ao mesmo tempo que aproxima os bebês com a água, a natação atua como uma porta de entrada para a descoberta do corpo. Além de auxiliar a desenvolver o controle da postura e da respiração. Eventualmente, após os 2 anos, a criança se torna capaz de tomar iniciativas a partir das habilidades aquáticas já dominadas.

Analogamente ao desenvolvimento global da criança, também temos o desenvolvimento de uma qualidade de vida saudável. Pois o estímulo ao movimento corporal é importante na prevenção de inúmeras doenças. Assim como no combate à obesidade infantil, considerada um problema de saúde pública em todo o mundo.

Educação por meio da natação é mais do que simplesmente ensinar a nadar.

É mais do que prevenir afogamentos. Completa, a natação movimenta grande parte dos músculos e das articulações. Possui como principais benefícios diminuição do estresse, controle do colesterol e da pressão alta, liberação de tensões, aumento da resistência muscular e melhora na circulação sanguínea.

A educação por meio da natação proporciona aprendizagens diversas. Quando praticada na infância, a natação traz um desenvolvimento progressivo nas áreas cognitiva, motora e social.

Ao longo da evolução, novos conceitos surgiram para a utilização da modalidade. Algumas metodologias foram criadas e são utilizadas de acordo com a faixa etária e os objetivos desejados de cada praticante. Alguns deles são recreativos, competitivos, de aprendizagem motora e corporal, condicionamento físico e demonstração.

Mitos e Verdades sobre a natação infantil

Verdades:

Mitos:

Benefícios - Para nadadores de todas as idades

Para a saúde:

Do ponto de vista músculo-esquelético:

Para a saúde dos alérgicos:

Especialmente as crianças, reduzindo crises e internações ao amenizar os sintomas dos problemas respiratórios, como rinite, sinusite, bronquite e asma.

Esse efeito de proteção, que é bastante benéfico, se dá por conta da umidade na superfície da água, fazendo com que durante a natação, o ar seja inalado não ressecando as vias aéreas, resultando na redução da perda de água durante a respiração, o que possivelmente diminui a osmolaridade do muco dentro das vias aéreas.

Como a Natação pode ajudar as crianças com transtorno do espectro autista?

Também chamado de Transtorno do Espectro Autista, um transtorno notado, predominantemente, pela dificuldade de relacionar-se socialmente e de comunicar-se.

O objetivo da natação com crianças autistas são:

  1. Estimulação motora, proporcionada pelo ambiente aquático e pelas habilidades variadas; 
  2. Melhora da coordenação, o equilíbrio e a lateralidade;
  3. Aprimoramento do esquema corporal, da orientação espacial e corporal;
  4. Conquista da independência;
  5. Ganho de confiança na resolução de problemas, por meio da vivência em atividades novas;
  6. Melhora da qualidade de vida do aluno e da família. 

Afogamento - Algumas Causas. Como prevenir?

Dados levantados pela Secretária de Saúde do Paulista apontaram para 931 mortes por afogamento no ano de 2010. Isto é, apenas no estado de São Paulo. Diante de dados tão alarmantes, devemos agir. A fim de evitar que as estatísticas cresçam ainda mais, precisamos discutir como prevenir que demais afogamentos ocorram.

Por esse motivo, ensinar habilidades básicas de sobrevivência, incluir atividades de nado utilizando roupas e sapatos e deixar de usar os óculos de natação algumas vezes são atitudes que fazem parte de um programa com direcionamento para a prevenção de afogamentos.

3 fatores que contribuem para o afogamento infantil:

  1. Ausência de adulto responsável;
  2. Desconhecimento do ambiente;
  3. Ausência de colete salva vidas.
Se você é professor de natação ou proprietário de academia, é muito importante que suas aulas contemplem atividades de segurança e sobrevivência aquática. A rede de licenciados da Metodologia Gustavo Borges inclui tais atividades regularmente em suas aulas. Conheça um pouco mais sobre o nosso método.

FALE CONOSCO

Atendimento rápido e personalizado.
A Academia Acqua Fitness surgiu com o objetivo de trazer saúde e bem estar para os seus clientes. Em 2014 iniciamos a nossa jornada e estamos ainda hoje cumprindo com o nosso propósito.

Nosso Endereço:

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 06:00 às 22:00 h;
Sábado: 08:00 às 12:00 h.

A Academia Acqua Fitness surgiu com o objetivo de trazer saúde e bem estar para os seus clientes. Em 2014 iniciamos a nossa jornada e estamos ainda hoje cumprindo com o nosso propósito.

Nosso Endereço:

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 06:00 às 22:00 h;
Sábado: 08:00 às 12:00 h.

A Academia Acqua Fitness surgiu com o objetivo de trazer saúde e bem estar para os seus clientes. Em 2014 iniciamos a nossa jornada e estamos ainda hoje cumprindo com o nosso propósito.

Entre em Contato:

Nosso Endereço:

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta: 06:00 às 22:00 h;
Sábado: 08:00 às 12:00 h.

Siga-nos:

ACQUA FITNESS · 2020 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketNet